Facetas de Resina Composta

A confecção de Faceta de Resina, é a técnica mais utilizada para Estética Dental.

Corrigir cor e forma dos dentes, esta entre os maiores pedidos no consultório odontológico, também bastante famosa entre artistas, as facetas de resina são essenciais para recuperar a autoestima em indivíduos com grandes problemas estéticos.

A faceta de resina, é uma opção mais rápida e mais barata entre as técnicas de facetas dentárias. Mas apesar de tanta praticidade, é preciso estar atento às vantagens e desvantagens da faceta de resina para não ficar frustrado com os resultados finais do tratamento. Conheça um pouco mais sobre este procedimento que pode ser o ideal para recuperar a estética do seu sorriso.

 

Faceta de resina vantagens e desvantagens

Vantagens da faceta de resina.

As vantagens da faceta de resina se da, principalmente, ao preço, rapidez do procedimento e principalmente os desgastes dentários reduzidos. Veja abaixo uma lista das vantagens dessa técnica maravilhosa:

✓ Tratamento pode ser realizado em consulta única;

✓ Dispensa uso de provisórios;

✓ Menor desgaste dental;

✓ Preço baixo comparado a lentes de contato dental e faceta de porcelana;

✓ Resultados estéticos satisfatórios;

✓ Facilidade para realizar consertos;

✓ Reversibilidade quando aplicada sem desgastes dentários.

 

Desvantagens da faceta de resina.

✓ Perda do brilho e amarelamento mais rápido comparados a técnicas com porcelanas;

✓ Pequenas fraturas são frequentes;

✓ Limitação estética para transformações estéticas de impacto;

✓ Limitação funcional em pacientes com bruxismo severo;

✓ Exigem manutenção frequente para repolimento superficial;

 

As vantagens e desvantagens da faceta de resina estão diretamente ligadas ao material utilizado no tratamento. Resultados estéticos insatisfatórios e perda precoce no brilho e cor dos dentes são ocorrências frequentes quando resinas compostas convencionais – como as utilizadas em restaurações dentárias – são utilizadas. Para que os resultados desta técnica sejam duráveis e com estética marcante é preciso utilizar resinas específicas.

As resinas compostas específicas para procedimentos com facetas dentárias laminadas são impregnadas com cerâmicas (porcelana), uma característica que confere maior resistência a fraturas e ainda traz cores e transparências ideais para as elevadas exigências estéticas para uso em dentes anteriores.

 

Faceta em resina versus faceta em porcelana: diferenças.

O custo mais em conta da faceta em resina pode ser o fator de escolha para indivíduos sensíveis ao preço de tratamentos odontológicos – e o início para contratempos que costumam tirar o sono de muita gente. As situações que contraindicam a técnica não são absolutas, ou seja, nem sempre são fatores para a seleção de técnicas dependendo da forma e intensidade com que aparecem. É o caso, novamente, do bruxismo, que pode aparecer de forma leve ou severa e modificar as restrições à técnica.

A diferença entre a faceta de resina e faceta de porcelana vai mais além do preço. Além de mais resistentes e duráveis, o procedimento com porcelana é mais competente para reproduzir detalhes ópticos com cores e transparências que podem ser essenciais nos tratamentos que exigem resultados marcantes.

 

Manutenção frequente não pode ser esquecida.

Entre as vantagens e desvantagens da faceta de resina está a manutenção frequente do laminado quando comparado à lente de contato dental e faceta de porcelana. O tempo para estas consultas situam-se entre 4 a 6 meses, período em que a modificação da superfície da resina pela ação de produtos presentes nos alimentos, corantes e desgastes superficiais que aparecem ao escovar os dentes já pode ser notada e incomodar aos pacientes mais exigentes com a harmonia do seu sorriso.

A consulta de manutenção para laminados estéticos com resina é rápida. Além de verificar a integridade da faceta dentária contra a prevenção de infiltrações, o dentista remove e recupera a camada mais superficial do dispositivo laminado, devolvendo o brilho e lisura perdidos ao longo dos meses. Mas é preciso estar atento a estes procedimentos, já que, com o passar dos anos, as limitações à recuperação estética das facetas dentárias em resina vão impondo um limite de vida ao tratamento.

"O sorriso é a porta de entrada para a felicidade;
seja feliz sorria sempre"

Joaquim Alves

CONTATO

Fone: (48) 3348-0934
WhatsApp: (48) 99165-1939
Funcionamento: de segunda à sexta
Das 8:00 às 12:00 - 13:00 às 19:00


Av. Almirante Tamandaré, 94 - Sala 408 - Ed. Coral Center
Coqueiros - Florianópolis - SC

MARQUE SUA CONSULTA

Letícia Tais Pereira - Doctoralia.com.br